Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla defende colocar em prática a legislação inclusiva

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla defende colocar em prática a legislação inclusiva
20/08/2021

“É tempo de transformar conhecimento em ação”. Esse foi o tema definido pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2021, que acontecerá entre os dias 21 e 28 de agosto. Para esse período, a Apae Salvador preparou toda uma programação de eventos, que tratarão diversas vertentes que tangem o universo da PCDIM. O tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla deste ano aponta para o fato de que, hoje, o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos.

 

“Temos evoluído nos debates, nas conquistas públicas, mas na prática, o cotidiano dessas pessoas ainda é bastante sofrido. A sociedade assim como o poder público, precisa tirar a legislação do papel e oferecer uma vida mais inclusiva e digna para PCDIM“, ressaltou Angela Ventura, superintendente executiva da Apae Salvador. Para promover o debate, a entidade programou uma série de eventos virtuais, que serão transmitidos no perfil da Apae Salvador no Youtube. O evento contará com a participação de representantes de diversas instituições, a exemplo da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), Wanete Carvalho; a vereadora Roberta Caires, que tem feito um trabalho focado nas pessoas com deficiência; e representante do Ministério da Cidadania do Governo Federal.

 

Na abertura da programação, dia 21, às 17h, haverá uma live show que traz à tona o subtema Diversidade, com a exibição de um vídeo estrelado por assistidos da Instituição, numa versão do clipe da música Gueto, da cantora Iza. A gravação foi um momento de muita alegria por ser a primeira vez em que os garotos se encontraram após o início da pandemia. No dia 23, às 9h, será realizado o web bate-papo Vivência das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Na terça-feira, dia 24, às 15h, haverá a live A pessoa com deficiência intelectual e múltipla: sujeito de direitos. Já às 18h, no programa Saúde & Bem Estar, exibido no Instagram do jornal Correio*, será realizada a live Doenças Raras: diagnóstico, cuidados, prevenção e tratamentos, com a médica geneticista da Apae Salvador, Helena Pimentel.

 

Na quarta-feira, dia 25, às 9h30, será realizada a mesa interativa Lei brasileira de inclusão e a autonomia da PCDIM. Na mesma data, às 15h, será realizado o webinar As atualizações do BPC e a implementação do auxílio Brasil. Na quinta-feira, 26, haverá o debate sobre a Importância do lúdico no processo de aprendizagem da PCDIM, às 16h. No último dia do evento, 27, a partir das 15h, será realizada a live Inspiração – Histórias de superação para encerrar a semana de atividades. Esse momento especial contará com a presença do atleta paralímpico Leandro Landim, conhecido como Léo Olímpico, que contará a sua história no esporte Iroman e na vida. Também marcará presença a primeira youtuber com Síndrome de Down no país, Cacai Bauer, influencer com mais de 370 mil seguidores.

 

 


Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:

ATcom - Estratégia, Relacionamento e Conteúdo

Andréa Castro (71) 99982-5905 I andrea@agenciaat.com

Cinthya Medeiros (71) 99918-9636 I cinthya@agenciaat.com

 

doe agora