Apae Salvador debate novas formas de aprendizagem durante isolamento social

Apae Salvador debate novas formas de aprendizagem durante  isolamento social
23/09/2020

 

 

 

Os desafios do ensino remoto durante a pandemia da Covid-19, diante das barreiras impostas distanciamento social, têm sido imensuráveis. Quando os reflexos tangem o universo de crianças e adolescentes com dificuldades ou transtornos de aprendizagem, esse problema ganha uma dimensão ainda maior. Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), a Apae Salvador promoverá, na quinta-feira, dia 24, às 16h, uma live no seu canal no Youtube para professores da rede municipal de ensino e demais interessados. O evento virtual tratará do tema Contribuições psicopedagógicas nos transtornos e dificuldades de aprendizagem - (Re) pensando , intervenção , e faz parte do programa de Formação Continuada da Apae Salvador.

“A questão da inclusão escolar já é extremamente delicada para crianças e adolescentes com deficiência intelectual. Nesses tempos de distanciamento, que limita ainda mais as condições de aprendizagem, precisamos dar total atenção a esse tema ”, destaca Derval Evangelista, presidente da Apae Salvador. De acordo com Matheus Wisdom, um dos psicopedagogo que irá coordenar o debate, um dos fatores mais agravantes é que esse aluno, quando está no atendimento especializado ou na escola regular, tem acesso a materiais concretos e manipuláveis ​​que facilitam a aprendizagem, mas não no ensino remoto. “Então, o ensino parte do material concreto para o abstrato. Antes de níveis elevados de nível de leitura e escrita, campo matemático e raciocínio lógico, utilizamos materiais mais concretos e, nesse período, a escola não tem como fornecer, os professores acabam deixando de dar assistência e a família acaba não produzindo. A assimilação do conteúdo fica prejudicada ”, completa.

Outro ponto ressaltado pelo professor Matheus Wisdom é a questão de vulnerabilidade social das famílias, que muitas vezes não têm acesso a aparelhos eletrônicos ou tem que compartilhar com outros membros da família. Às vezes não tem internet. “Isso dificulta a chegada da informação, por mais que a escola se esforce para levar essa aula remota. Esses fatores têm contribuído para uma disparidade para o processo de inclusão nesse momento de pandemia ”, conclui. Além do psicopedagogo Matheus Sabedoria, estará coordenando o debate a psicóloga Liliana Sobrinho e o psicopedagogo Herbert Barros.

Serviço:

O quê - ao vivo

Quando - 24 de setembro (quinta-feira), às 16h (cronograma sujeito à alteração conforme outras programações institucionais.

Público-alvo - Professores da Rede Municipal de Salvador e demais interessados ​​na temática.

Onde - Transmissão no YouTube da APAE Salvador .

Quem - Liliana Sobrinho - Psicóloga

Herbert Barros - Psicopedagogo

Sabedoria de Matheus - Psicopedagogo

Apoio técnico: Elisângela Cardoso

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