Apae Salvador suspende atividades

20/03/2020

Em atenção à saúde coletiva e aos protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias do país, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Salvador adota medidas para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus (COVID19). A Apae suspendeu todas as atividades pedagógicas e de assistência social, além do seu atendimento ambulatorial. O Laboratório de Análises Clínicas da Apae Salvador – Labac, segue funcionando com equipe reduzida, com o intuito de garantir o atendimento aos pacientes crônicos em tratamento. Já o Ambulatório Teste do Pezinho restringiu o atendimento apenas em casos especiais e remarcando os demais pacientes.

Serviços de saúde suspensos

De acordo com os decretos governamentais da Prefeitura Municipal de Salvador e do Governo do Estado da Bahia, em alinhamento com as medidas protetivas da OMS, CDC e órgãos de classe como CREMEB, CFM e ABM, a Apae Salvador ampliou as medidas protetivas em suas unidades de saúde. Tendo em vista que o público-alvo da Apae integra grupos de risco de contágio e/ou disseminação do vírus e que os ambientes ambulatoriais impelem o confinamento de grande número de pessoas promovendo aglomerações, estarão suspensos os atendimentos do Centro Especializado em Reabilitação – CER II Coutos, os serviços do Centro Médico da Pituba para fisioterapia adulto e infantil, exames e consultas eletivas. Atendimentos agendados para este período serão remarcados após o retorno e a Instituição informará aos pacientes a nova data.

Teste do Pezinho

O ambulatório de triagem neonatal "Teste do Pezinho" está remarcando as consultas que não sejam inadiáveis, em momento inicial até a data de 10 de abril de 2020. Após esta data, os municípios devem entrar em contato para confirmar se as consultas serão ou não mantidas. Entretanto, devido à potencial gravidade das doenças detectadas pelo exame, algumas até com risco de vida, os municípios devem manter um esforço continuado em garantir a coleta do teste do pezinho para todos os recém-nascidos. Pelo mesmo motivo, as consultas de primeira vez continuarão a ser marcadas e realizadas nos ambulatórios.

doe agora