Apae promove atividades de férias para pessoas com deficiência e seus familiares

22/01/2020

Uma das ações fez parte do projeto Para Praia

A Apae Salvador também entrou no clima das férias e programou uma grade de diversão para os usuários e seus familiares. As atividades celebram o primeiro ano de funcionamento do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), que acontece no dia 29 de janeiro, e estão sendo realizadas tanto nas dependências do CER como em locais diversos da cidade. A programação inclui visita ao Museu Náutico da Bahia e ao Parque Zoobotânico de Salvador, oficina de slime, oficina de psicomotricidade, cinema e contação de história.

As ações têm o intuito de estimular as habilidades cognitivas, motoras, sensoriais e sociais aos alunos da entidade, além de promover momentos de aprendizagem às mamães e vovós. “Essas ações contribuem com o processo de consolidação de novas práticas em saúde, nas quais o indivíduo, que antes tinha uma posição inativa e de exclusão, agora se insere num nível de participação, de trocas e de reconstrução constante de suas relações com o mundo e de seu cotidiano”, afirmou Irlanda Leite, enfermeira da Apae Salvador.

A oficina de slime, realizada no dia 20, tem como objetivo estimular as habilidades sensoriais, potencializar e favorecer sensibilidade tátil, coordenação motora fina e grossa, percepção tátil e criatividade. Já no dia 21, a turma irá conhecer o Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra, com o intuito de promover acesso aos bens culturais, ações educativas e acessíveis para a pessoa com deficiência intelectual. No dia 22, o passeio será ao Parque Zoobotânico de Salvador, visando potencializar as habilidades neuropsicomotora, bem como favorecer a inserção social e cultural.

No dia 23, será a vez das famílias colocarem a mão na massa e participarem da Oficina da Vovó. A ação tem como objetivo ensinar os familiares a produzirem calças de posicionamento que auxiliam no processo na reabilitação, estímulo de movimento e visão das crianças.  A “calça da vovó” serve como suporte para a criança sentar enquanto brinca, seja na fisioterapia, na cama, ou em atividades ao ar livre. Já no dia 28, será realizada a Oficina de Psicomotricidade. A ação será desenvolvida por um terapeuta, que usará o game X-Box para estimular as habilidades cognitivas e motoras, noção de espaço temporal – lateralidade e ritmo.

 

A oficina de slime contribui com sensibilidade tátil e coordenação motora

Programação:
 
20/01 - OFICINA SENSORIAL - OFICINA DE SLIME
21/01 - VISITA MUSEU NÁUTICO
22/01 - PASSEIO AO ZOOLÓGICO
23/01 - OFICINA DA VOVÓ
28/01 - OFICINA DE PSICOMOTRICIDADE - XBOX

doe agora