Ostomia é tema de capacitação profissional da Apae Salvador

Ostomia é tema de capacitação profissional da Apae Salvador
20/02/2022

Ostomia: Tratamento e orientações aos pacientes e familiares. Esse é o tema do terceiro curso de capacitação realizado pela Apae Salvador em parceria com o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD). A capacitação irá acontecer nos próximos dias 18 e 19, sexta-feira e sábado, tendo como público-alvo médicos gastroenterologistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas. da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Município de Salvador. O projeto contempla 12 cursos independentes, em um total de 224 horas de atividades.

A capacitação desta semana tem o intuito de orientar os profissionais de saúde, sobretudo, quanto aos cuidados com as estomias de eliminação e pele peristomia, prevenção e tratamento de complicações. No conteúdo será trabalhado desde a origem da palavra Ostomia/Estomia, tipos de estomias de eliminação, características saudáveis do estoma e pele peristomia, cuidados com a estomia e pele peristomia e principais complicações. Entre os assuntos abordados também estão os direitos dos pacientes estomizados/ostomizados, garantidos pela Portaria nº 400/2009 e Lei nº 12.738/2012, e sobre os programas gratuitos de acolhimentos aos estomizados. As atividades contarão ainda com display interativo portando estoma (ostoma) artificial para instalação de bolsas coletoras e exposição e manejo de bolsas coletoras (duas peças, peça única) e adjuvantes, com aplicação de dinâmica em grupo.

Intitulado “Curso de Capacitação da Equipe Multiprofissional da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência”, o projeto é financiado com recursos do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) do Ministério da Saúde e promoverá a capacitação de 350 profissionais da área de saúde de 15 instituições selecionadas da capital, consideradas referência no segmento de reabilitação e que atendem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de diversos bairros da cidade. Desde 2006, a Apae Salvador promove cursos nas áreas da saúde, educação e assistência social, buscando disseminar o know how acumulado ao longo dos mais de 50 anos de atuação na capital baiana.

 

doe agora