Dia Nacional do Teste do Pezinho terá lançamento de nova plataforma pioneira do Serviço de Triagem Neonatal

Dia Nacional do Teste do Pezinho terá lançamento de nova plataforma pioneira do Serviço de Triagem Neonatal
06/06/2022

Apae Salvador realizará um evento de lançamento para convidados no dia 6, às 15h, no auditório da sede na Pituba. Na mesma data, a Arena Fonte Nova ficará iluminada em referência ao Junho Lilás, movimento que alerta para a importância do exame.

 

Em 2022, o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) na Bahia ganha uma nova ferramenta que irá auxiliar na gestão estratégica de informações sobre o Serviço Referência em Triagem Neonatal. O lançamento do Sistema de Informação em Triagem Neonatal: Análise do Uso da Informação para a Gestão do SUS um projeto de pesquisa pioneiro,  financiado Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), por meio do edital do Programa Pesquisa para Saúde (PPSUS) será realizado pela Apae Salvador em um evento para convidados na sua sede da Pituba, no dia 6 de junho, Dia Nacional do Teste do Pezinho.

O Sistema de Informação em Triagem Neonatal é on-line e foi construído, validado e está sendo disponibilizado aos gestores municipais e estaduais, como uma ferramenta de análise e controle da gestão do PNTN em cada município. Com o sistema é possível verificar número de coletas do teste do pezinho por unidade de saúde, obter os tempos decorridos nas diferentes etapas do processo (idade da coleta, tempo de retenção da amostra, tempo de entrega do resultado), qualidade da amostra enviada, número de segundas coletas, número de suspeitos de alterações, entre outras funcionalidades. Assim, o gestor poderá acompanhar como os indicadores de seu município e unidades de saúde se comportam, podendo ter dados atualizados e sensíveis para a melhor gestão do fluxo deste processo. “Este sistema de acesso web para consulta de gestores e sociedade civil permitirá o manejo da gestão dos dados por unidade de saúde, município, micro e macrorregião de saúde de dados relevantes para o gestor”, explica o coordenador da pesquisa Dr. Ney Boa Sorte.

Junho Lilás

Com o slogan “Teste do Pezinho, mais que uma obrigação, um gesto de proteção”, a Apae Salvador também lança a sua campanha do Junho Lilás, destacando mais uma vez a importância do exame para o diagnóstico precoce de diversas doenças metabólicas e genéticas neste importa do programa com cobertura integra do SUS (triagem, diagnóstico e tratamento). No dia 6, a Arena Fonte Nova será especialmente iluminada de lilás para marcar a data.

 “Conhecido como Junho Lilás, o período serve para enfatizar a importância da realização do teste do pezinho para recém-nascidos, e todo o processo de diagnóstico, busca ativa e tratamento dos casos confirmados. O objetivo é detectar e tratar precocemente doenças que podem causar lesões irreversíveis ao bebê”, afirma a médica geneticista Helena Pimentel, Responsável Técnica de Saúde da Apae Salvador. O serviço de excelência realizado pela equipe de experts da Apae Salvador inclui exames confirmatórios, busca ativa dos casos suspeitos seguido de diagnóstico e atendimento interdisciplinar. A Instituição também disponibiliza capacitação e orientação dos profissionais de saúde dos municípios baianos.

Números que salvam vidas

 A nova plataforma digital do Serviço Regional de Triagem Neonatal será utilizado para consulta de gestores e sociedade civil, permitindo o manejo da gestão dos dados por unidade de saúde, município, micro e macrorregião de saúde com informações relevantes como o número de unidades ativas, número de coletas, indicadores operacionais como idade da coleta, tempo de retenção da amostra, qualidade da amostra coletada, número de triados alterados, proporção de reconvocações, entre outros indicadores que podem ser monitorados para melhoria da gestão do programa de triagem neonatal.

Desde o início do programa, mais de 3,6 milhões de bebês já foram triados na Bahia até o ano de 2021, em mais de 5 mil postos de coleta. Apenas no ano de 2021, foram triados quase 160 mil bebês, gerando uma cobertura de 86,48% do público total.  No 1º quadrimestre de 2022, 51.480 bebês foram triados e 2.713 pacientes assistidos pela Apae Salvador. “Mais que um exame, o teste do pezinho da Apae é um programa de prevenção de agravos à saúde do bebê. Precisamos continuar reforçando a necessidade de que o exame seja feito e o resultado solicitado e avaliado pelo pediatra”, destaca Helena Pimentel. O período ideal para a realização da coleta do teste do pezinho deve ser entre o 3º ao 5º dia após o nascimento.

Por que fazer?

O propósito do teste do pezinho é triar, diagnosticar e tratar doenças antes das manifestações clínicas que podem surgir ainda no período neonatal de 0 a 28 dias de vida). Quanto mais cedo o diagnóstico e início do tratamento, menores os riscos a vida do bebê e das sequelas.  As doenças incluídas no Teste do pezinho, se não tratadas no tempo adequado, podem levar a deficiência mental ou afetar gravemente a saúde da criança até mesmo levando a óbito precoce. Tratadas a tempo, a chance de que a doença não leve a sequelas é grande, melhorando a qualidade de vida dos afetados, como destaca a diretora médica da Apae Salvador.

O teste do pezinho, pelo SUS, é um programa de saúde pública e permite detectar doenças como Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência de Biotinidase e Aminoacidopatias. A Apae Salvador, mesmo na pandemia, tem realizado a busca dos casos positivos e atendido presencialmente ou por telemedicina com a sua equipe de especialistas. A Instituição também oferece a ampliação de cobertura para investigação de outras doenças, por meio de atendimento particular e convênios.


Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:

ATcom - Estratégia, Relacionamento e Conteúdo

Andréa Castro (71) 99982-5905 | andrea@agenciaat.com

Cinthya Medeiros (71) 99918-9636 | cinthya@agenciaat.com

doe agora