Apae Salvador alerta para redução de procura pelo Teste do Pezinho

Apae Salvador alerta para redução de procura pelo Teste do Pezinho
15/12/2022

Pelo menos 23 mil recém-nascidos deixaram de fazer o Teste do pezinho.
Mais de 500 recém-nascidos com alguma alteração podem estar sem tratamento.

Um dos principais exames que previnem doenças nos bebês, o Teste do Pezinho, tem sido negligenciado no estado. Ou seja, não foi realizado em milhares de recém-nascidos na Bahia. De janeiro a outubro de 2021, foram triados no Programa Nacional de Triagem Neonatal 134.173 nascidos vivos, enquanto o número referente ao mesmo período em 2022 foi de 126.229 crianças. Houve uma redução de 14% do número de detectados com alguma alteração. A cobertura, que deveria ser ampliada para atingir a totalidade de 100%, vem caindo principalmente neste segundo semestre de 2022. O exame é realizado gratuitamente, através do SUS, e a realização do exame garante diagnóstico e tratamento rápido de doenças que podem levar até a morte do bebê. A Apae Salvador é Serviço Referência em Triagem Noenatal no Estado da Bahia e trabalha em conjunto com estado e municipios para garantir este direito.

“É extremamente preocupante essa lacuna que tem sido deixada por alguns pais, já que esse exame pode diagnosticar diversas doenças de origem genética, mudando para melhor a qualidade de vida, e até evitando óbitos nas crianças que recebem o dignóstico precoce”, alerta Helena Pimentel , médica geneticista e responsável técnica em Saúde da Apae Salvador. De acordo com um especialista, mais de 500 recém-nascidos podem ter sido detectados com alguma alteração neste ano.

Programa de Triagem Neonatal – Um programa de Prevenção

Desde o início do Programa Nacional de Triagem Neonatal, mais de 3,6 milhões de bebês já foram triados na Bahia até o ano de 2021, em mais de 5 mil postos de coleta. Durante todo o ano de 2021, foram triados quase 160 mil bebês, gerando uma cobertura de 86,48% do público total no estado. O propósito do teste do pezinho é triar, diagnosticar e tratar doenças antes das manifestações clínicas que podem surgir ainda no período neonatal de 0 a 28 dias de vida. A coleta deve ser realizada de preferência do 3º ao 5º dia após o nascimento para garantir qualidade do exame, e deve ser enviado o quanto antes para a APAE Salvador realizar as dosagens no laboratório especializado em triagem neonatal. Quanto mais cedo o diagnóstico e o início do tratamento, menores as sequelas e os riscos à vida do bebê. As doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho podem levar à deficiência mental ou afetar gravemente a saúde da criança, até mesmo levando a óbito precoce.

O teste do pezinho pelo SUS é um programa de saúde pública e envolve a Secretaria Estadual da Saúde e secretarias de Saúde dos 417 municípios, na Bahia. Todos têm responsabilidade nesse processo: da família aos profissionais de saúde da rede do SUS. O Teste do Pezinho permite detectar doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e aminoacidopatias. A Apae Salvador também oferece investigação de outras doenças, por meio de atendimento particular e convênios.

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:

ATcom - Estratégia, Relacionamento e Conteúdo

Andréa Castro (71) 99982-5905 I andrea@agenciaat.com

Cinthya Medeiros (71) 99918-9636 I cinthya@agenciaat.com

doe agora