Apae Salvador abre Semana Nacional da PCDIM nesta sexta-feira (19)

Apae Salvador abre Semana Nacional da PCDIM nesta sexta-feira (19)
18/08/2022

Programação acontece até o dia 28 de agosto, com exposição de quadros, acadêmicos, rodas de conversa e guiadas a museus, ao Tribunal de Contas do Estado e à Arena Fonte Nova. Assistidos também terão uma tarde de patinação no gelo no Shopping Barra.

“Superar barreiras para garantir inclusão". É com esse lema que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 28 de agosto em todo o país, dará voz a um público que necessita de oportunidade para desenvolver o seu potencial. A programação realizada pela Apae Salvador terá a abertura oficial nesta sexta-feira, 19, e segue até o dia 26 de agosto, com exposição, visitas guiadas, palestras, rodas de conversa e muita diversão.

“É uma semana muito especial para nós. Buscamos levar informação e reflexões não só aos nossos assistidos e familiares como à sociedade de um modo geral. E sem deixar de lado a diversão, que é uma parte importante do nosso trabalho, proporcionar às pessoas com deficiência intelectual e múltipla entretenimento, inclusão e interação social”, afirma Derval Evangelista, presidente da Apae Salvador.

A abertura da programação da Apae acontece no dia 19 de agosto, a partir das 15h, com o lançamento da exposição “Semana de 21”, inspirada e com alusão à Semana de Arte Moderna, que em 2022 celebrou seu centenário. A mostra com quadros produzidos por PCDIMs acontece no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, e fica em cartaz até o dia 28 de agosto.

Artistas da Apae Salvador produzem pintura em tela

Dando seguimento à programação, na segunda-feira, dia 22, será iniciada a Jornada Acadêmica: O papel da educação para superar barreiras e garantir a inclusão. O evento aberto ao público será realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir das 9h. Já no período da tarde, alguns jovens assistidos pela Apae Salvador, acompanhados de familiares, terão um momento especial de entretenimento na Pista Iceland, de patinação no gelo, no Shopping Barra.

Na terça-feira, dia 23, a partir das 13h30, haverá uma visita ao Tribunal de Contas do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Nessa atividade, será abordado o tema Empoderamento por meio da informação. Também no período da tarde, será promovida a Roda de Conversa "Superando as barreiras e garantindo a inclusão no esporte", com visitação ao Museu do Bahia e Arena Fonte Nova. Mais esta ação especial será destinada aos assistidos pela Apae Salvador e familiares.

Já na quarta-feira, dia 24, às 9h, será realizada a Palestra "O cuidado com a afetividade para garantir a inclusão", no auditório da Unidade Apae São Joaquim. Às 14h, será promovida a Roda de Conversa “Família: Primeiro Espaço de Inclusão”, no auditório Ilka Carvalho, na sede da Apae Salvador, na rua Rio Grande do Sul (Pituba).

Na quinta, dia 25, haverá a roda de conversa Junto com a Apae eu Supero Barreiras, com relatos de experiências de jovens e adultos protagonistas. Será destinada a estudantes de graduação em pedagogia e convidados, e acontece das 13h30 às 15h30, no auditório da sede da Apae Rio Grande do Sul, Pituba. Às 14h, será realizada uma Visita guiada à Exposição Semana de 21, no Museu de Arte da Bahia (MAB).

Encerrando a programação, no dia 26, das 8h às 9h – será realizada a Roda de Conversa "Superando as barreiras e garantindo a inclusão no mundo do trabalho e na sociedade", no auditório da Unidade da Apae São Joaquim. Participam como palestrantes Silvanete Brandão - Mestre em Desenvolvimento humano e Responsabilidade Social, presidente da Associação Baiana de Deficientes Físicos (ABADEF) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Salvador (COMPED); Daiane Pina - Mestre em Educação e Contemporaneidade, audiodescritora e psicopedagoga, especialista em Educação Especial e em Deficiência Visual (UPCD); Ana Claudia Matos- Coordenadora administrativa da empresa Tem Dendê; e Vanusa Oliveira - Usuária da Apae e auxiliar administrativo da Tem Dendê.

Serviço:

O quê – Programação Apae Salvador na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Quando – 21 a 26 de agosto

Programação - 19/08, sexta-feira, 15h – Abertura oficial com o lançamento da exposição de quadros “Semana de 21”, no Museu de Arte da Bahia, até o dia 28 de agosto.

22/08, segunda-feira, às 9h - Jornada Acadêmica: O papel da educação para superar barreiras e garantir a inclusão. Aberto ao público, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Às 14h, entretenimento na Pista Iceland, de patinação no gelo, Shopping Barra.

23/08, terça-feira - 13h30, Visita ao Tribunal de Contas do Estado (CAB). Tema: Empoderamento por meio da informação. Das 14h às 17h, Roda de Conversa "Superando as barreiras e garantindo a inclusão no esporte", com visitação ao Museu do Bahia e Arena Fonte Nova.

24/8, quarta-feira - 9h, Palestra "O cuidado com a afetividade para garantir a inclusão", no auditório da Apae Unidade São Joaquim. Às 14h, Roda de Conversa Família: Primeiro Espaço de Inclusão. No Auditório Ilka Carvalho, sede Apae na Rua Rio Grande do Sul (Pituba). Palestrantes: Nilma Freitas, Liliana Sobrinho e Jaqueline Braz

25/8, quinta-feira – 13h30 às 15h30, Junto com a Apae eu supero Barreiras: Relatos de experiências de jovens e adultos protagonistas, Auditório Ilka Carvalho, sede Apae rua Rio Grande do Sul, Pituba. Às 14h, Visita guiada à Exposição Semana de 21, no Museu de Arte da Bahia (MAB), Corredor da Vitória.

26/8, sexta-feira – 9h, Roda de Conversa "Superando as barreiras e garantindo a inclusão no mundo do trabalho e na sociedade", no auditório da Apae Unidade São Joaquim.

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:

ATcom - Estratégia, Relacionamento e Conteúdo

Andréa Castro (71) 99982-5905 I andrea@agenciaat.com

Cinthya Medeiros (71) 99918-9636 I cinthya@agenciaat.com

doe agora