Apae promove exposição e visita guiada na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Apae promove exposição e visita guiada na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
24/08/2022

Derval Evangelista, presidente da Apae Salvador / Foto: Divulgação

Mostra de quadros “Semana de 21” fica em cartaz até o dia 28 de agosto no Museu de Arte da Bahia, com pinturas de pessoas com deficiência intelectual e múltipla .

 Nesta quinta-feira, dia 25 , um grupo de jovens assistidos pela Apae participará de uma visita guiada à exposição.

 Entre as atividades desenvolvidas na programação da Apae Salvador durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla - que acontece de 21 a 28 de agosto; a Instituição promove exposição de quadros “Semana de 21”, uma mostra com 17 telas dos oito artistas plásticos, jovens pintores com deficiência intelectual, que integram o Ateliê Coletivo de Artes Visuais da Apae Unidade São Joaquim. A exposição está em cartaz no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, até o dia 28 de agosto. Nesta quinta-feira, dia 25, um grupo de jovens assistidos pela Apae participará de uma visita guiada à mostra.

O título da exposição faz alusão à centenária Semana de Arte Moderna de 1922, renomada manifestação artística-cultural ocorrida em São Paulo, no Theatro Municipal, onde visão os artistas envolvidos pro propor uma nova de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias . Na ocasião moderna, os artistas mudam essa visão com uma visãoista, dando mais valor à população e as paisagens brasileiras.

“Ser um movimento progressista, a Semana de Arte Moderna Apaixonado por os artistas orientados pelae, com obras inovadoras que não são releis, e o que são influências dessa época, mas são trazidos sobre a Arte”. Marques, coordenador de Artes da Apae Salvador. Segundo Marques, o intuito da exposição é valor o olhar diferenciador desses artistas. “Os trabalhos retratam o processo criativo artístico dos jovens pintores que retratam o Ateliê identidade exposta em representatividade. Por possuir o do artístico e, a partir do universo complementado, ampliado o seu universo, aprimorando técnicas socializando a sua arte”.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

“Superar barreiras para inclusão de inclusão”. É com esse lema que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 28 de agosto em todo o país, dá voz a um público que necessita de oportunidade para desenvolver o seu potencial. A programação realizada pela Apae Salvador teve uma abertura oficial no último dia 19, e até o dia 26 de agosto, com exposição, visitas guiadas, palestras, rodas de conversa e muita diversão.

“É uma semana muito especial para nós. Buscamos levar informação da sociedade e não só aos nossos assistidos e familiares como à de um modo geral. E sem deixar de lado a diversão, que é uma parte importante do nosso trabalho, proporciona às pessoas com deficiência intelectual e entretenimento, inclusão e interação social”, afirma Derval Evangelista, presidente da Apae Salvador.

 

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:

ATcom - Estratégia, Relacionamento e Conteúdo

Andréa Castro (71) 99982-5905 I andrea@agenciaat.com

Cinthya Medeiros (71) 99918-9636 I cinthya@agenciaat.com

doe agora