Apae Salvador e Prefeitura inauguram Centro de Reabilitação

Apae Salvador e Prefeitura inauguram Centro de Reabilitação
Apae Salvador e Prefeitura inauguram Centro de Reabilitação
28/01/2019

Cerca de 400 pessoas com deficiência física ou intelectual serão atendidas mensalmente pelos profissionais do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), que funcionará na estrutura do Subúrbio 360, em Coutos. O espaço, gerido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Salvador, será inaugurado nesta terça (29) pelo prefeito ACM Neto, às 9h30. O Subúrbio 360 fica na Rua da Paz, s / n, em Coutos.

 

O CER será especializado no atendimento de crianças, jovens e adultos com sequelas de traumas. As sequelas podem ser originadas de problemas como acidente vascular encefálico; lesão medular; amputações; traumatismo cranioencefálico; doenças neuromusculares; paralisia cerebral; síndromes genéticas que comprometem o aparelho locomotor; mielomeningocele; malformações congênitas; paralisia infantil; e neuropatias.

 

O atendimento da unidade será prioritariamente aos residentes não Subúrbio e adjacências. Para ser atendido no CER, o paciente deve procurar uma unidade de saúde do seu bairro, que fará o encaminhamento de acordo com o perfil necessário para o atendimento. O CER não fará atendimento a pacientes que não foram encaminhados pela unidade de saúde.

 

O espaço contará ainda com estrutura adaptada ao atendimento de pessoas com deficiência intelectual leve, moderada e Transtornos do Espectro Autista, ampliando, em qualidade e quantidade, os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital baiana. Haverá ainda dispensação de órtese e prótese, cadeiras de rodas para crianças e adultos, cadeira de banho, bengalas, coletes, muletas, bolsa de colostomia (coletora de fezes).

 

Funcionamento - O CER funcionará de segunda a sexta-feira, proporcionando atendimento especializado em reabilitação intelectual e física, incluindo pacientes ostomizados, com capacidade para atender até 400 pacientes por mês. Os pacientes serão atendidos por profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, serviço social, enfermagem, neurologia, ortopedia, psiquiatria e gastroenterologia.

doe agora