Apae Salvador estreia Caravana de Inclusão Cultural com parceria da Bahiagás

19/08/2019

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (Lei 13.585/2017) será marcada por uma série de atividades culturais protagonizadas por jovens com deficiência. A Apae Salvador realiza, de 21 a 28 de agosto, a IV Edição do Caravana de Inclusão Cultural, com o objetivo de acender debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. A programação inclui apresentações musicais, teatrais e exposição, como a mostra Mulheres Negras, o espetáculo Juntos Somos Mais Fortes, o show Danado de Bom e a peça Alice no País da Diversidade. As atrações estarão abertas ao público e acontecem no Espaço Cultural Boca de Brasa (Subúrbio 360º - Coutos).

Caravana de Inclusão
A primeira edição da Caravana de Inclusão Cultural aconteceu em 2010 e surgiu da necessidade de apresentar à comunidade a oportunidade de conhecer e compreender o processo de construção artística implementada pela Apae Salvador para pessoas com deficiência intelectual. A intenção era que os trabalhos apresentados fossem identificados como referência no processo de inclusão sociocultural da pessoa com deficiência intelectual, por meio de três espetáculos que integravam as primeiras edições: Contando Histórias, O Malandro e Orquestra de Atabaques.

O Projeto Caravana de Inclusão Cultural conta com o patrocínio da Bahiagás, tendo sido selecionado no Edital de Patrocínios a Projetos Culturais, Sociais, Esportivos, Científico-Acadêmico e Ambientais de 2018-2019 da Companhia. O projeto chega à sua 4ª Edição, conta ainda com o apoio cultural da Fundação Gregório de Matos e já circulou por 11 cidades baianas: Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Alagoinhas, Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Conceição do Coité, Ilhéus e Itabuna, atingindo um público de 10 mil espectadores.

Programação gratuita:

• Exposição Mulheres Negras - Pesquisas afirmam que Salvador é a cidade mais negra fora da África, sendo no Brasil, a capital que tem a maior ancestralidade africana. Foi este tema que estimulou o jovem artista Leonardo Vieira a trabalhar com o tema “Mulheres Negras”.
Quando: Dia 21 a 28 de agosto

• Danado de Bom - Uma homenagem ao Rei do Baião, com a Banda Opaxorô, mostra a riqueza do cancioneiro nordestino, especialmente ilustrado nas composições de Luiz Gonzaga. No repertório, canções como Asa Branca, Xote das Meninas, entre outros sucessos do compositor.
Quando: 22 de agosto às 10h

• Juntos Somos Mais Fortes - Espetáculo da Companhia de Teatro da Apae Salvador, livremente inspirado na obra “Os Saltimbancos”, mostra por meio da ludicidade que o coletivo vale mais que o individual.
Quando: Dia 22 de agosto às 15h

• Alice no País da Diversidade - Livremente inspirado na obra literária de Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, a montagem da Opaxorô Companhia de Dança, conta a história de Alice, uma jovem com Síndrome de Down que cai na toca do coelho e vai parar no País da Diversidade.
Quando: Dia 23 de agosto às 10h

Serviço:

O quê – IV Edição do Caravana de Inclusão Cultural (Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual)
Quando – De 21 a 28 de agosto
Onde – Espaço Cultural Boca de Brasa (Subúrbio 360º - Coutos)
Quanto – Gratuita

doe agora