Centro de Reabilitação da Apae celebra aniversário nesta sexta (29), com ação social em Coutos

Centro de Reabilitação da Apae celebra aniversário nesta sexta (29), com ação social em Coutos
29/01/2021

O Centro Especializado em Reabilitação – CER II, da Apae Salvador em parceria com a Prefeitura Municipal, celebra dois anos de funcionamento com expressivos resultados em suas diversas especialidades. Foram cerca de 10 mil pessoas atendidas e 80 mil procedimentos realizados, desde a sua inauguração. Para marcar a data, nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro, o Laboratório de Análises Clínicas da Apae Salvador oferecerá atendimento de exames pelo SUS, das 7h às 11h.

“Estamos muito felizes com o impacto positivo do CER II na vida dessas famílias. O Centro veio integrar a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), trazendo para uma área extremamente carente de serviços especializados em saúde um equipamento voltado às pessoas com deficiência intelectual e mobilidade reduzida”, afirma a superintendente executiva da Apae, Angela Ventura. Mesmo com a pandemia da Covid-19, só em 2020, foram cerca de 5 mil pessoas atendidas, com mais de 45 mil procedimentos.


Os exames que serão oferecidos pelo Labac, nesta sexta-feira, são das seguintes modalidades: Bioquímica, hormônios, imunologia, alergia, hematologia, parasitologia, uroanálise, microbiologia e teste do pezinho. Para ter acesso ao serviço, basta apresentar o pedido médico na Guia do SUS, RG e Cartão do SUS de Salvador. Vale lembrar que os atendimentos serão realizados obedecendo os protocolos de segurança preconizados pelos órgãos reguladores de saúde.

 

Atendimento Multidisciplinar

 

Atualmente, 400 pacientes estão em terapia no CER II. O Centro conta com um programa de acompanhamento em intervenção clínico-terapêutico multiprofissional para pessoas com deficiência física, intelectual e múltipla. “Atendemos desde bebês com nascimento prematuro/baixo peso, intercorrência pré/neo/pós-natal, síndromes, malformações congênitas, alterações neurológicas, cardiovasculares, respiratórias e ortopédicas até pacientes idosos que sofreram traumas ou são acometidos por doenças neurodegenerativas, tais como o Parkinson. A unidade conta ainda com o serviço de dispensação de órteses, próteses e materiais especiais, além do atendimento a pacientes ostomizados”, destaca Vinicius Aderne, gestor de reabilitação da Apae Salvador.  

 

O CER II conta com um quadro de profissionais qualificados, tendo em sua composição fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, nutricionista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, neuropediatra, psiquiatra, ortopedista e gastroenterologista. O acesso ao serviço acontece por meio de encaminhamento de unidade de saúde, rede hospitalar, rede de atenção básica, Apaes, rede de cuidados da pessoa com deficiência, rede de atenção psicossocial e rede socioassistencial.

  

 Serviço:

O quê – Ação social do Centro Especializado em Reabilitação (CER II)

Quando – Sexta-feira, 29 de janeiro, das 7h às 11h

Onde - CER II (Segunda Travessa 22 de março, Coutos, Subúrbio 360)
Quanto – Gratuito (pelo SUS)

Documentos necessários - pedido médico na Guia do SUS, RG e Cartão do SUS de Salvador

doe agora