Apae Salvador estreia Caravana de Inclusão Cultural com parceria da Bahiagás

Apae Salvador estreia Caravana de Inclusão Cultural com parceria da Bahiagás
Apae Salvador estreia Caravana de Inclusão Cultural com parceria da Bahiagás
19/08/2019

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (Lei 13.585/2017) será marcada por uma série de atividades culturais protagonizadas por jovens com deficiência. A Apae Salvador realiza, de 21 a 28 de agosto, a IV Edição do Caravana de Inclusão Cultural, com o objetivo de acender debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. A programação inclui apresentações musicais, teatrais e exposição, como a mostra Mulheres Negras, o espetáculo Juntos Somos Mais Fortes, o show Danado de Bom e a peça Alice no País da Diversidade. As atrações estarão abertas ao público e acontecem no Espaço Cultural Boca de Brasa (Subúrbio 360º - Coutos).

Caravana de Inclusão
A primeira edição da Caravana de Inclusão Cultural aconteceu em 2010 e surgiu da necessidade de apresentar à comunidade a oportunidade de conhecer e compreender o processo de construção artística implementada pela Apae Salvador para pessoas com deficiência intelectual. A intenção era que os trabalhos apresentados fossem identificados como referência no processo de inclusão sociocultural da pessoa com deficiência intelectual, por meio de três espetáculos que integravam as primeiras edições: Contando Histórias, O Malandro e Orquestra de Atabaques.

O Projeto Caravana de Inclusão Cultural conta com o patrocínio da Bahiagás, tendo sido selecionado no Edital de Patrocínios a Projetos Culturais, Sociais, Esportivos, Científico-Acadêmico e Ambientais de 2018-2019 da Companhia. O projeto chega à sua 4ª Edição, conta ainda com o apoio cultural da Fundação Gregório de Matos e já circulou por 11 cidades baianas: Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Alagoinhas, Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Conceição do Coité, Ilhéus e Itabuna, atingindo um público de 10 mil espectadores.

Programação gratuita:

• Exposição Mulheres Negras - Pesquisas afirmam que Salvador é a cidade mais negra fora da África, sendo no Brasil, a capital que tem a maior ancestralidade africana. Foi este tema que estimulou o jovem artista Leonardo Vieira a trabalhar com o tema “Mulheres Negras”.
Quando: Dia 21 a 28 de agosto

• Danado de Bom - Uma homenagem ao Rei do Baião, com a Banda Opaxorô, mostra a riqueza do cancioneiro nordestino, especialmente ilustrado nas composições de Luiz Gonzaga. No repertório, canções como Asa Branca, Xote das Meninas, entre outros sucessos do compositor.
Quando: 22 de agosto às 10h

• Juntos Somos Mais Fortes - Espetáculo da Companhia de Teatro da Apae Salvador, livremente inspirado na obra “Os Saltimbancos”, mostra por meio da ludicidade que o coletivo vale mais que o individual.
Quando: Dia 22 de agosto às 15h

• Alice no País da Diversidade - Livremente inspirado na obra literária de Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, a montagem da Opaxorô Companhia de Dança, conta a história de Alice, uma jovem com Síndrome de Down que cai na toca do coelho e vai parar no País da Diversidade.
Quando: Dia 23 de agosto às 10h

Serviço:

O quê – IV Edição do Caravana de Inclusão Cultural (Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual)
Quando – De 21 a 28 de agosto
Onde – Espaço Cultural Boca de Brasa (Subúrbio 360º - Coutos)
Quanto – Gratuita

doe agora