Jornada Pedagógica 2018

Jornada Pedagógica 2018
16/02/2018

No dia 05 de fevereiro, os professores e técnicos do Centro Educacional Especializado (Ceduc) participaram da palestra: “Humanologia: cantar, contar e recontar para humanizar”, ministrada pela educadora Maria do Carmo Costa de Jesus Santos. A palestrante tratou sobre a importância do professor cuidar de si mesmo, com o objetivo de estarem preparados biopsicossocialmente para cuidar do outro.

No dia 06 de fevereiro, Berenice Rabello ministrou a palestra: “Estratégias que favorecem o desenvolvimento da linguagem”. A palestrante tratou sobre a importância do professor elaboração atividades que estimulem o desenvolvimento da linguagem oral. Para tanto, socializou exemplos de estratégias diferenciadas.

No turno vespertino, os educadores do Ceduc e do Centro de Formação e Acompanhamento Profissional (Cefap) participaram da palestra “Conceito e vivência em musicoterapia”, ministrada pelo musicoterapeuta Ricardo Romanha. O palestrante falou da importância da música e de suas contribuições como agente terapêutico para crianças e adolescentes com deficiência. Na roda interativa, o músico disponibilizou instrumentos musicais para os participantes e exemplos de como trabalhar com música e ritmos com os alunos. Simultaneamente, os educadores participaram de uma oficina com Rosana Arte-terapeuta. Foram realizadas atividades práticas e socializadas em grupo. A facilitadora falou da importância da arte como instrumento de redução do estresse, diminuição das ansiedades e reguladora das recursos cognitivas.

As palestras ofertadas foram relevantes e contribuíram para reflexões e construção / reconstruções de saberes.

doe agora