| Clique para ampliar |
|
 |
|
| |
|
Com o tema Contextualizando para aprender Língua Portuguesa, a I Oficina Pedagógica realizada pelo Centro Educacional Especializado (Ceduc), através do Programa de Apoio à Inclusão Escolar, reuniu em 26 de abril mais de setenta professores oriundos da rede pública e privada , no auditório do Centro de Estudos e Difusão de Tecnologia (Cedit) da Apae Salvador, na Pituba.
O evento foi aberto com uma exibição de imagens das atividades realizadas com os alunos do Ceduc, emocionando os presentes. Na seqüência, a psicopedagoga Asman Ralin, professora da Apae Salvador e integrante do programa de Apoio à Inclusão Escolar, abordou as principais questões que envolvem o processo de aquisição da leitura e escrita da pessoa com deficiência mental, esclarecendo dúvidas das professoras presentes, todas elas ligadas à instituições que recebem no seu quadro, alunos com deficiência mental.
A professora da Escola Municipal da Engomadeira, Maisa Queiroz, uma das mais empolgadas com o evento, observou a importância da realização de oficinas como esta, organizada pelo Ceduc. “Eu me sentia perdida em sala de aula, porque tenho aluno com deficiência e não sabia como lidar com ele. Com a oficina estou aprendendo muito”, afirmou a professora Maisa.
Para otimizar a relação do professor com aluno com deficiência, foram repassadas pela equipe do Programa de Inclusão Escolar várias sugestões de como se pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos com deficiência mental. A coordenadora do Programa de Apoio a Inclusão Escolar, Itana Lima, lembrou que o objetivo do encontro foi a troca de experiências entre professores da rede regular de ensino que tem incluído em suas classes, alunos com deficiência mental e ampliar ainda mais o trabalho que a Apae tem realizado no âmbito da inclusão escolar, sempre enfocando as potencialidades desses indivíduos.
|