| Clique para ampliar |
|
 |
|
| |
|
No alto de seus 87 anos, o empresário Norberto Odebrecht compartilhou, em 26 de junho, com o corpo de técnicos da Apae Salvador a filosofia de gestão do grupo Odebrecht, que inspirou a Tecnologia Empresarial Social, modelo adotado há seis anos pela instituição e que mudou a sua estrutura organizacional.
Com muita simplicidade, o empresário explicou que o encontro seria uma troca de experiência. “Eu não vim para ensinar, estou aqui para aprender”, disse ele para a atenta platéia que assistia a sua explanação. Relatando os fatos que o levaram a decidir ficar na Bahia, quando a sua família voltou para Santa Catarina, Norberto Odebrecht contou que o crescimento registrado pela capital baiana foi o principal fator que o levou a dar continuidade aqui aos empreendimentos da família, que, naquela ocasião, passava por uma crise.
O que para muitos seria uma dificuldade, segundo o empresário, constituiu-se para ele em um desafio. Ele apostou na confiança de seus empregados e não se arrepende. “O valor da minha empresa está nos homens. Eu preciso confiar nas pessoas que trabalham comigo, essa é a chave do sucesso: a confiança, a disciplina e o respeito”, explicou.
Outro ponto de destaque na sua explanação foi a sucessão dos líderes. De acordo com a experiência aplicada em seu grupo empresarial, o empresário afirma que, a responsabilidade das lideranças atuais, é preparar os seus sucessores, para que a transição ocorra de forma tranqüila. “Toda organização tem de estar voltada para o futuro. Com base no ciclo permanente da educação pelo trabalho”, conclui.
Ao final do encontro, a superintendente da Apae Salvador, Ilka Carvalho, agradeceu ao empresário a visita e falou que há muito tempo a instituição já vem pondo em prática muito da filosofia por ele criada, inicialmente de maneira intuitiva, e com a chegada do consultor Ângelo Veiga, há cerca de seis anos, de forma planejada. A superintendente conclamou aos coordenadores, gerentes e demais colaboradores que participaram do encontro a continuar ajudando a Apae a seguir a trilha do sucesso. “Como disse o Dr. Norberto, o maior patrimônio de qualquer organização são as pessoas que nela trabalham”, finalizou.
|