Home Page > APAE Notícias > Jornada Nordeste de Medicina Física e Reabilitação da Apae foi um sucesso
25/05/09
Diminuir fonte Fonte normal Aumentar fonte
Jornada Nordeste de Medicina Física e Reabilitação da Apae foi um sucesso
  Clique para ampliar
 
   

Dor crônica (fibromialgia), osteoporose, alterações posturais, paralisia cerebral e toxina botulínica foram os principais temas da I Jornada Nordeste de Medicina Física e Reabilitação e da III Jornada de Reabilitação Apae Salvador, que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Salvador, promoveu durante os dias 22 e 23/5, no auditório da sede da instituição, na Pituba.

Dirigido a médicos, fisioterapeutas, profissionais e estudantes da área de saúde, o evento teve como o objetivo contribuir para a qualificação, atualização e integração dos profissionais dessa área. “A área de reabilitação está em constante processo de evolução e as pessoas que sofrem desses problemas têm demonstrado uma enorme e ainda desconhecida potencialidade para se recuperar, desde que tenham os recursos adequados para superar limites e vencer barreiras, para construir outros níveis de capacitação física e mental”, explica o ortopedista e fisiatra, José Henrique Dantas, diretor-médico da Apae Salvador e coordenador das jornadas.

Com uma programação científica ampla a Jornada contou com dois outros eventos paralelos, o Workshop Escolas de Postura Apae Salvador, ministrado pela equipe da própria Instituição, e o Workshop Terapia de ondas de choque, sob a responsabilidade da médica fisiatra, Marta Imamura, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. A jornada foi aberta com a conferência Alterações Posturais - Síndrome miofacial, do médico fisiatra Sérgio Lianza, coordenador da disciplina medicina de reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

No dia 23, as jornadas prosseguiram, com a palestra A aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual: o olhar da equipe interdisciplinar, proferida pelas pedagogas Ana Beatriz Araújo e Márcia Tavares. Na seqüência, a médica geneticista Helena Pimentel apresentou o Mapa da Anemia Falciforme na Bahia, fruto de pesquisa desenvolvida pela Apae Salvador, a partir dos resultados obtidos pelo Programa de Triagem Neonatal/Teste do Pezinho no estado.

Triagem auditiva neonatal, exames de imagem nas alterações posturais e paralisia cerebral foram abordados, respectivamente, pela fonoaudióloga Lia Santos e pelo fisiatra José Henrique Dantas. À tarde, a programação começou com uma abordagem sobre o tratamento de toxina botulínica tipo A, pelo médico Sérgio Lianza, seguida pela mesa-redonda sobre osteoporose e encerrda com a abordagem dos médicos Marta Imamura e Durval Karychete sobre a reabilitação da dor crônica (fibromialgia).

21/05/12 - Alunos da Apae Salvador foram ao circo Tihany
17/05/12 - Alunos da Apae Salvador participarão da 5º Olimpíada da Diversidade nesta sexta, 18/05
09/05/12 - Dia das mães é Comemorado pelos alunos do Ceduc
27/04/12 - Hotel Deville realiza Feijoada do Bem em benefício da Apae Salvador
20/04/12 - Feijoada do Bem do Hotel Deville beneficia Apae Salvador
19/04/12 - Em parceria com o IOF Apae Salvador realiza exame de prevenção ao Glaucoma
13/04/12 - Apae Salvador fecha parceria com Hotel Deville
10/04/12 - Páscoa mais gostosa com a Campanha Amigo Ovo
28/03/12 - Apae Salvador realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho
23/03/12 - COMUNICADO
Home |  Institucional  |  Área de Atuação  |  APAE Notícias  |  Teste do Pezinho  |  Dados da Deficiência  |  APAE em Números  |  Agenda de Eventos  |  Enquete  |  Biblioteca Digital  |  Sala de Imprensa  |  Links Interessantes  |  Indique este portal  |  Contato  |  Boletim  |  Legislação  |  Cursos  |  Matérias Especiais  |  Rádio APAE  |  Trabalhe Conosco
© Copyright 2004 APAE- Todos os direitos reservados
Rua Rio Grande do Sul, 545, Pituba, Salvador - BA, CEP: 41.830-141
Tel.: (71) 3270-8300 - Fax: (71) 3353-6407