Home Page > APAE Notícias > Interpretação do hemograma é tema de curso na Apae Salvador
24/04/08
Diminuir fonte Fonte normal Aumentar fonte
Interpretação do hemograma é tema de curso na Apae Salvador

Durante os dias 25 e 26 de abril a Apae Salvador realizou o curso de extensão “Do recém-nascido ao idoso: interpretação do hemograma para anemias genéticas e exames da hemóstase”. O curso foi destinado a profissionais e estudantes da área de saúde e permitiu aos participantes se instruírem melhor sobre um dos exames mais básicos da medicina, o hemograma. Outra oportunidade que os profissionais de saúde tiveram, foi a de aprofundar os conhecimentos sobre uma das doenças genéticas com grande incidência no estado da Bahia, a Anemia Falciforme.

O curso foi ministrado pela médica hematologista e professora da Universidade Federal da Bahia, Maria de Lourdes Pires. “Hoje com a automação dos laboratórios, muita informação contida no hemograma está sendo subutilizada pelos profissionais da área de saúde, por falta de conhecimento, e este curso ajuda os participantes a compreender as novas informações disponíveis”, explica a professora.

Ainda de acordo com a professora é muito importante que os profissionais do nosso estado saibam identificar nos exames, doenças como a Anemia Falciforme e a Talassemia, que chegam a atingir 40% da população baiana. “Esse tipo de interpretação hoje não deve mais ser coisa de especialista todos devem saber”, comenta.

No conteúdo do curso, com carga horária de 20h, estão as variações fisiológicas do leucograma nas diversas faixas etárias, hematopoiese, eritrócitos.

21/05/13 - Opaxorô leva a Caravana de Inclusão para Santo Amaro
20/05/13 - Neste sábado tem a Feijoada do Bem do Hotel Deville
09/05/13 - Apae Salvador é selecionada em Programa de financiamento de projetos da Petrobras
06/05/13 - Laboratório da Apae investe em qualificação e tecnologia
22/04/13 - Paralisia Cerebral pode ser prevenida durante o pré-natal
15/04/13 - Síndrome de Down é tema de Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Bahia
10/04/13 - Culto Ecumênico marca início das comemorações dos 45 anos da Apae Salvador
21/03/13 - Geneticista da Apae Salvador fala sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down
19/03/13 - Salvador sedia Congresso Nacional de Paralisia Cerebral e Jornada de Reabilitação
31/01/13 - Cartão Nacional do SUS é documento de identificação para atendimento
Home |  Institucional  |  Área de Atuação  |  APAE Notícias  |  Teste do Pezinho  |  Dados da Deficiência  |  APAE em Números  |  Agenda de Eventos  |  Enquete  |  Biblioteca Digital  |  Sala de Imprensa  |  Links Interessantes  |  Indique este portal  |  Contato  |  Boletim  |  Legislação  |  Cursos  |  Matérias Especiais  |  Rádio APAE  |  Trabalhe Conosco
© Copyright 2004 APAE- Todos os direitos reservados
Rua Rio Grande do Sul, 545, Pituba, Salvador - BA, CEP: 41.830-141
Tel.: (71) 3270-8300 - Fax: (71) 3353-6407