Home Page > APAE Notícias > Experiência da Capoeira inclusiva da Apae é apresentada em curso
22/07/08
Diminuir fonte Fonte normal Aumentar fonte
Experiência da Capoeira inclusiva da Apae é apresentada em curso
  Clique para ampliar
 
   

A inclusão de pessoas com deficiência mental nas rodas de capoeira foi o tema da palestra “Pensando à Inclusão e acolhendo o diferente”, ministrada pelo professor de educação física e mestre de capoeira da Apae Salvador, Maurício Teixeira, no curso “Capoeira – Educação para a paz”. O curso tem a finalidade de formar capoeiristas educadores para a disseminação da cultura de paz.

Oferecido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, a capacitação reuniu mestres e aprendizes de diversos grupos da arte esportiva em Salvador. No auditório, com 50 lutadores, o professor Maurício, relatou a experiência em comandar o grupo de capoeira dos alunos e aprendizes da Apae Salvador.

Entre os pontos tratados, o mestre capoeirista falou dos benefícios que a luta dança desenvolve nos deficientes, como auto-estima, equilíbrio e coordenação motora. O professou também fez um alerta para cuidados com alguns movimentos, que devem ser evitados com alunos que tem síndrome de down, devido a um espaçamento nas vértebras cervicais, o que pode levar a uma paralisia.

Em uma demonstração da luta-dança os alunos gingaram ao som do atabaque e do berimbau, junto com os mestres capoeiras que participaram do curso. A grande roda que se formou no pátio mostrou a diversidade e a riqueza cultural da arte macial africana.

21/05/12 - Alunos da Apae Salvador foram ao circo Tihany
17/05/12 - Alunos da Apae Salvador participarão da 5º Olimpíada da Diversidade nesta sexta, 18/05
09/05/12 - Dia das mães é Comemorado pelos alunos do Ceduc
27/04/12 - Hotel Deville realiza Feijoada do Bem em benefício da Apae Salvador
20/04/12 - Feijoada do Bem do Hotel Deville beneficia Apae Salvador
19/04/12 - Em parceria com o IOF Apae Salvador realiza exame de prevenção ao Glaucoma
13/04/12 - Apae Salvador fecha parceria com Hotel Deville
10/04/12 - Páscoa mais gostosa com a Campanha Amigo Ovo
28/03/12 - Apae Salvador realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho
23/03/12 - COMUNICADO
Home |  Institucional  |  Área de Atuação  |  APAE Notícias  |  Teste do Pezinho  |  Dados da Deficiência  |  APAE em Números  |  Agenda de Eventos  |  Enquete  |  Biblioteca Digital  |  Sala de Imprensa  |  Links Interessantes  |  Indique este portal  |  Contato  |  Boletim  |  Legislação  |  Cursos  |  Matérias Especiais  |  Rádio APAE  |  Trabalhe Conosco
© Copyright 2004 APAE- Todos os direitos reservados
Rua Rio Grande do Sul, 545, Pituba, Salvador - BA, CEP: 41.830-141
Tel.: (71) 3270-8300 - Fax: (71) 3353-6407