O Centro de Diagnóstico e Pesquisa (Cedip) da Apae Salvador apresentou durante o 5º Congresso Brasileiro de Triagem Neonatal, de 6 a 9 de agosto em Caldas Novas - Goiás, pesquisas realizadas a partir dos dados obtidos pela equipe multidisciplinar no atendimento às crianças com doenças triadas pelo Teste do Pezinho na Bahia, em conformidade com as instruções da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Os trabalhos enfocam o desenvolvimento infantil, os fatores psicossociais e nutricionais dessas crianças entre outros aspectos.
De acordo com a médica geneticista, Tatiana Amorim, os resultados obtidos através das pesquisas em andamento no CEDIP serão de grande importância para o aprimoramento do conhecimento científico sobre as patologias estudadas, o que se refletirá diretamente na melhoria da qualidade do atendimento prestado aos pequenos pacientes acompanhados pela APAE Salvador.
O Cedip é o serviço referenciado pelo Ministério da Saúde para realização do teste do pezinho na Bahia. A equipe multidisciplinar da Apae Salvador é composta por nutricionista, biólogo, pediatra, geneticista, assistente social, odontóloga, psicóloga, endocrinologista e hematologista.
Abaixo a relação completa dos trabalhos apresentados:
- A atuação do psicólogo na equipe interdisciplinar do Serviço de Referência em Triagem Neonatal - APAE - Salvador: Um estudo de caso.
- Fatores de risco do desenvolvimento infantil em bebês e crianças com doença falciforme.
- Avaliação do Programa de Triagem Neonatal para fenilcetonúria na Bahia, de 1992 a 2007.
- Avaliação do estado nutricional, através de indicadores antropométricos, de crianças portadoras de hemoglobinopatias atendidas no Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) da APAE - Salvador – BA.
- Características do hemograma em crianças com doença falciforme triadas pelo Serviço de Referência e Triagem Neonatal (SRTN) da Bahia e sua associação com crises álgicas.
- Avaliação Custo-Efetividade dos pontos de corte do hormônio tireóide estimulante (TSH) utilizados no serviço de triagem neonatal do estado da Bahia entre 2005 e 2007.
- Incidência de eventos clínicos em crianças com doença falciforme triadas e acompanhadas pelo Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) da Bahia.
- Condições orais em crianças de 6 a 60 meses com doença falciforme no estado da Bahia.
- Genética no Sertão: Estudo de doenças genéticas monogênicas freqüentes no Município de Monte Santo – Ba.