Para marcar a Semana Nacional do Trânsito um grupo de alunos do Centro Educacional Especializado (Ceduc) da Apae Salvador, realizou nesta quinta-feira (22/9) panfletagem com orientações de educação no trânsito, na Alameda Verona, em frente a unidade na Pituba. Antes de realizar a ação, a garotada pesquisou as normas de trânsito e participaram de atividades lúdicas sobre o tema.
Orientados pela professora, Isabel Lopes, os alunos tiveram a oportunidade de ir às ruas para observar e comparar as ações delas e das outras pessoas (na direção dos veículos como pedestres). Segundo a professora o objetivo é apresentar aos educandos noções educativas de cidadania, como a travessia na faixa de pedestres ou descarte consciente do lixo no trânsito. “A consciência no trânsito é importante para que elas possam transitar nas ruas com informação suficiente para poderem se cuidar com autonomia e tomar suas próprias decisões nas ruas”, comenta a professora Isabel.
Um bom exemplo dessa autonomia e a aluna Thais dos Santos Brandão, que vem sozinha para a instituição, pois adquiriu confiança dos pais, mas, a grande maioria dos alunos são acompanhados por algum familiar.