|
MINISTRANTES
Virgínia Andrade Fisioterapeuta, especialista em ortopedia e traumatologia; experiência em docência na disciplina de Prótese; integrante do Grupo de Pesquisa de Direitos Humanos, Direito à Saúde e Família.
Laura Calheira Fisioterapeuta, especialista em práticas educacionais na área de saúde, professora das disciplinas bases e métodos de avaliação em Fisioterapia e Órteses e Próteses da UCSAL, UNIME e Jorge Amado; formação no Conceito Bobath.
OBJETIVOS
• Apresentar soluções ortéssica para algumas disfunções cinesiológicas em ortopedia e neurologia.
• Capacitar terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas para adequação das próteses dos membros inferiores.
CONTEÚDOS
PRÓTESE • Próteses: indicações, definições, componentes protéticos, novidades. • Amputação de MMSS e MMII (histórico, definição, causas e níveis). • Cirurgia de Amputação (cuidados no pós-operatório). • Reabilitação nos pacientes amputados de MMII (avaliação e tratamento fisioterapêutico).
ÓRTESE
• Órteses em fraturas, em pé eqüino varo, para MMII comprometidos neurologicamente.
• Órteses para punho e mão de pacientes hemiplégicos.
• Auxiliares de marcha (Biomecânica do uso); Auxiliares de ortostatismo.
• Prática de confecção de splint de mão.
• Workshop de manuseio para confecção de splint de mão em pacientes hemiplégicos.
PÚBLICO ALVO
Profissionais e estudantes universitários da área de saúde.
CARGA HORÁRIA
30h/aula
DATAS E HORÁRIOS 18, 19 e 20 de setembro
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Tel: (71) 3270-8356
Responsável: Rena Rangel
|