A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Salvador é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que tem a finalidade de prestar assistência integral às pessoas com deficiência intelectual. Para manter a sua atividade fim, a instituição oferece diversos serviços à comunidade que propiciam a sua viabilidade econômica. Os recursos arrecadados com os serviços são revertidos para o atendimento a pessoa deficiente carente.

Na sua estrutura a Apae mantém o Centro Educacional e o Centro de Formação e Acompanhamento Profissional, o Centro Médico, o Laboratório de Análises Clínicas, o Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Centro de Estudos e Difusão de Tecnologia, e a Central de Doações, além dos programas especiais: Grupo Pais Apoio e o Programa do Voluntariado.

Missão

Prevenir, cuidar, promover a inclusão e defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual, do nascer ao envelhecer.

Visão

 Ser a referência em assistência social, educação e saúde para pessoas com deficiência intelectual, na Bahia.

Valores

Respeito à diversidade; Parceria com confiança; Coerência entre o que diz e o que faz; Excelência na que faz; Inovar para crescer; Senso de equipe; comprometimento

Números

CEDUC

223

Total de Alunos

193

Alunos no Programa de Inclusão Escolar

700

Professores Capacitados

CEFAP

370

Aprendizes matriculados

54

Projeto Arte & Inclusão CMDCA

475

Inseridos no trabalho

CEDIP

3.192.894

Crianças triadas na Bahia

2.440

Pacientes em acompanhamento

6.665

Consultas realizadas

CEMED

137.901

Procedimentos realizados

30.000

Pessoas atendidas

LABAC

159.110

Pessoas atendidas

1.639.391

Exames processados