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Inclusão Escolar
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A Apae Salvador desenvolve um trabalho sócio-educativo que favorece a inclusão das pessoas com deficiência intelectual na sociedade. A Apae vem redimensionando e resignificando a sua forma de atendimento como parâmetro à compreensão de que todas as pessoas devem estar no processo de inclusão, freqüentando escolas regulares e os serviços educacionais complementares.

Projeto de Atendimento Educacional Especializado – AEE

O Atendimento Educacional Especializado realizado tem por objetivo oportunizar aos educandos do CEDUC - que freqüentam as classes comuns da rede regular de ensino, atendimento educacional especializado - em caráter complementar. Caracteriza-se pelo atendimento dos alunos, agrupados de acordo com a faixa etária e o grau de necessidades educacionais especiais de cada um, quatro vezes por semana, no turno oposto à escola comum. No AEE, cada grupo tem um professor de referência e uma sala fixa. Este professor trabalha estratégias de ensino-aprendizagem; além de acompanhar os demais atendimentos, sempre na perspectiva educacional. Todo o trabalho do AEE está organizado no modelo de oficinas, seguindo o princípio do “aprender fazendo”, em ambientes de aprendizagem dinâmicos.


• Oficina de comunicação e linguagem
• Oficina do brincar
• Oficina de jogos e pensamento lógico
• Oficina de informática educativa
• Oficina de expressão corporal, artística e cultural
• Oficina de artes visuais
• Oficina de Atividades da Vida Autônoma e Social - AVAS


O CEDUC contempla, também, alguns projetos especiais que surgiram para atender às especificidades de públicos diferenciados:

• Projeto Aprendizagem para a vida

O Projeto de Aprendizagem para a Vida promove condições de aprendizagem ao educando com deficiência intelectual, atuando sobre o conhecimento particular que vai determinar e possibilitar a construção do conhecimento universal, favorecendo, dessa forma, sua inclusão na rede regular de ensino.
O projeto visa desenvolver nos educandos, habilidades que tenham função para vida e possam ser utilizadas de imediato ou num futuro próximo, dando atenção especial nas atividades de vida autônoma e social, bem como apoio intenso e contínuo. Realiza também um trabalho sistemático, visando a aquisição e o aprimoramento de habilidades e competências que sejam favoráveis ao processo de inclusão escolar.
O trabalho é desenvolvido em salas de aula composta por educandos com a mesma faixa etária, assegurando que os conteúdos trabalhados estejam relacionados aos princípios do Currículo Funcional Natural.

Projeto de Intervenção Pedagógica

O Projeto de Intervenção Pedagógica tem por objetivo promover atendimento educacional individualizado e específico a crianças e adolescentes que apresentem dificuldades para acompanhar o desenvolvimento das atividades e rotina escolar em função de suas necessidades especiais. As atividades buscam desenvolver nos educandos condutas sócio adaptativas que promovam maior independência e autonomia, o que facilita o ingresso e permanência destes na escola comum. Portanto, o Projeto atende a um público bem específico: crianças e adolescentes com faixa etária entre 04 a 16 anos que freqüentam ou não a escola comum e apresentam significativas dificuldades nas rotinas escolares em função de seus comprometimentos.
Neste contexto, os educandos freqüentam os atendimentos duas vezes por semana. Podem ser atendidos individualmente, em duplas ou trios, de acordo com as necessidades de cada educando.

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