INFORMAÇÕES GERAIS
O Conceito Neuroevolutivo/Bobath é uma abordagem terapêutica e de reabilitação que prioriza a solução de problemas para avaliação e tratamento de indivíduos com distúrbio de função, movimento e controle postural causado por uma lesão no SNC. O conceito foi baseado no trabalho de Bertha e Karel Bobath, o qual se iniciou e se desenvolveu a partir de experiências clínicas e foi baseado em modelos de controle motor e neurociência disponíveis na época (1943). Este conceito tem evoluido desde seu início acompanhando o desenvolvimento da neurociência e das ciências do movimento (desenvolvimento, aprendizagem e controle motor) fornecendo embasamento teórico para a prática atual.
Metodologia O Curso desenvolver-se-á através de aulas teóricas, teórico-prática, laboratórios de movimento entre os alunos, demonstrações realizadas pelas instrutoras, apresentação de filmes, assim como o atendimento diário, pelos participantes, às crianças com disfunção neuromotora, maiores de 01 ano e meio até 14 anos de idade.
Público alvo Curso destinado à Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, já inscritos no conselho profissional correspondente.
Objetivo Geral Tornar o aluno apto a avaliar, planejar e tratar crianças com disfunção neuromotora, assim como coletar dados e mensurar os resultados obtidos.
Instrutores Coordenadora Instrutora Sênior Maria Terezinha Baldessar Golineleo - Fisioterapeuta - RJ.
Instrutoras de Fisioterapia Maria Terezinha Baldessar Golineleo, Instrutora Sênior/RJ Claudia Alcântara, Instrutora/SP
Fonoaudióloga Maristela Gnecco Proença, Instrutora Sênior/SP
Terapia Ocupacional Teresinha Almeida Prado, Instrutora Sênior/SP
Professores Convidados Neurologia / Neuropediatria e Ortopedia / Órteses.
Objetivos específicos do curso
1. Conhecer e compreender a história e as atualidades do Conceito Bobath. 2. Estar apto a integrar os princípios da Classificação Internacional de Função, Incapacidade e Saúde (CIF) na avaliação, planejamento e tratamento de pacientes com disfunção neuromotora. 3. Aprofundar os conhecimentos do desenvolvimento motor típico e compará-lo com o desenvolvimento atípico da criança com disfunção neuromotora. 4. Atualizar os conhecimentos sobre definição e classificação de Paralisia Cerebral. 5. Analisar e facilitar o controle postural e de movimento eficientes na preparação e durante a atividade funcional. 6. Observar e analisar distúrbios de movimento e função e como influenciá-los através das estratégias de intervenção. 7. Utilizar os princípios de controle motor, aprendizado motor, plasticidade neural e plasticidade muscular na sua estratégia de tratamento, e aplicar princípios teóricos de tratamento individualizado a cada criança dentro do seu ambiente. 8. Entender a relação entre avaliação e tratamento, e complementar o processo com o uso do raciocínio clínico. 9. Desenvolver técnicas de manuseio efetivas, e incorporá-las ao ambiente apropriado, para recuperar a função. 10. Mensurar o resultado obtido para reforçar a prática baseada em evidência. 11. Continuar aprendendo através de leitura crítica, auto-avaliação e discussão com outros.
Número de vagas
Mínimo-18, Máximo-24 participantes
Período
1ªetapa - 02 a 13 de agosto de 2010 2ªetapa - 25 de outubro a 05 de novembro de 2010 3ªetapa - 10 a 28 de janeiro de 2011
Documentos necessários
Cópia do Registro no conselho profissional correspondente (podendo ser o provisório), CPF, identidade, 2 fotos ¾, comprovante de residência.
Certificação
ABRADIMENE – Associação Brasileira para o desenvolvimento e divulgação dos conceitos neurofuncionais – neurologia
Para mais informações entrar em contato com Angela Ventura, pelo telefone 3270-8308 ou e-mail: apae@apaesalvador.org.br.
|